Oficina de Podcasts — 2024

Vida de Jornalista
5 min readDec 23, 2022

--

Curso online com Rodrigo Alves, do Vida de Jornalista.
Próximas turmas no segundo semestre de 2024; já tem uma lista de espera!

Foto da estação de trabalho, com uma mesa, um notebook suspenso por um suporte, um microfone preso por uma haste, um teclado, um fone de ouvido grande pendurado no notebook, e uma caneca branca escrito Jornalismo.

Oi, Rodrigo Alves aqui. As próximas turmas da Oficina de Podcasts serão no segundo semestre de 2024. Nos últimos três anos já foram mais de 20 turmas, com quase 600 alunos.

Para entrar na lista de espera e receber um aviso sobre a próxima turma, basta enviar um e-mail para podcastvidadejornalista@gmail.com.

Informações:

QUANDO?
As novas datas ainda não estão definidas. A oficina tem 5 aulas online de 2 horas cada, sempre de 19h a 21h (horário de Brasília). Carga total: 10 horas.

ONDE?
Online no aplicativo Zoom. Todas as aulas ficam gravadas e disponíveis para os alunos. Você também recebe um guia em texto com o resumo das aulas, além de um certificado de participação.

QUEM?
Rodrigo Alves é jornalista há 25 anos e faz os podcasts Vida de Jornalista, Rio Memórias, Como Cobrir e Itinerários da Independência.

COMO?
As aulas passam por todas as etapas de produção de um podcast: planejamento, equipamentos, pesquisa, entrevista, roteiro, locução, edição, divulgação, monetização. Cada etapa tem uma proposta de exercício para quem quiser fazer e receber um feedback. A turma tem ainda um grupo no whatsapp para compartilhamento de conteúdo bônus, materiais extras e dúvidas gerais. O formato de podcast mais abordado na oficina é o narrativo/documental/jornalístico, mas também passamos pelos formatos de bate-papo, entrevista, monólogo etc. Mais adiante nesse texto você encontra os detalhes do conteúdo.

QUANTO?
Inscrição: R$ 400 (ou R$ 350 para assinantes do Vida de Jornalista). Formas de pagamento: PIX (a chave é podcastvidadejornalista@gmail.com), transferência bancária, PayPal, PicPay ou boleto. Algumas vagas são reservadas para bolsas integrais combinadas com instituições e coletivos de produção de conteúdo, preferencialmente com recorte de raça, gênero, território e pessoas com deficiência. Se quiser pleitear uma bolsa, envie um e-mail para podcastvidadejornalista@gmail.com

PRÉ-REQUISITOS
Nenhum! A oficina é para todas as pessoas interessadas na produção de podcasts. Não precisa ter experiência com podcast, não precisa ser jornalista, não há nenhuma pré-condição para fazer o curso.

INSCRIÇÃO
Quando as próximas datas estiverem definidas, haverá um formulário de inscrição atualizado neste link. O preenchimento do formulário garante a sua vaga, e o pagamento pode ser feito mais próximo do início das aulas.

Os temas da oficina:

Planejamento
O que eu preciso pensar antes de colocar meu podcast no ar? Como está o mercado? Quais são os formatos mais populares? Podcast em vídeo é podcast? Que formato eu vou escolher? Qual vai ser o tema do meu programa? Como eu vou abordar esse tema e que recorte eu vou dar? Quem é o meu ouvinte, onde habita e do que se alimenta?

Monetização
Dá pra ganhar dinheiro com podcast? Quais são as principais formas de monetização? Quais outros produtos o meu podcast pode gerar? Ficaremos milionários? (Spoiler: provavelmente não, mas vai ser divertido).

Questões técnicas
Onde vou hospedar meu podcast? Onde vou gravar? Como consigo um bom áudio gravando em casa? Quando acaba a obra do meu vizinho? Quais equipamentos vou usar? Onde vou editar?

Pesquisa e produção
Quais fontes devo buscar? Se tá na Wikipédia é verdade? Que tipo de material posso usar no podcast? Como é a questão dos direitos autorais? Posso usar aquela cena do filme da Marvel?

Música
Qual é o papel da trilha sonora na minha narrativa? Onde encontro músicas gratuitas? Vale a pena pagar para ter uma trilha original? O Caetano vai me processar se eu usar uma música dele?

Entrevista
Como conseguir boas declarações em áudio dos meus entrevistados? Em qual plataforma vou gravar a entrevista online? E se o cachorro dele começar latir no meio do papo? Quais cuidados devo ter na gravação presencial?

Roteiro
Como vou contar a minha história? Como meu episódio começa, se desenvolve e termina? Quais são os tipos de roteiro de podcast? O que é mais importante na escrita do roteiro? Como combinar elementos narrativos para dar ritmo ao meu episódio? Tem uma aula inteirinha só para esse tema (e ele acaba aparecendo em outras aulas também).

Locução
Que estilo de apresentação o meu podcast pede? Tímidos podem apresentar podcast? (Spoiler: podem). Quais são as dicas para melhorar a fala? Como deve ser o texto para a locução?

Edição
Qual software devo usar? Como a edição pode deixar o meu conteúdo mais interessante? Que truques deixam o andamento do meu episódio mais suave? Como criar cenas imersivas com sonorização e efeitos? Onde eu encontro esses efeitos?

Divulgação
Como meu podcast vai chegar nos ouvidos das pessoas? Como usar as redes sociais? Quais são as outras formas de divulgar?

A dinâmica das aulas:

Serão cinco encontros de duas horas cada, sempre de 19h a 21h (horário de Brasília). E a ideia é que seja um momento ali no fim do dia para a gente relaxar, trocar ideias e se divertir.

Vamos conversar bastante, sempre ilustrando a conversa com trechos de podcasts. Não tem slides ou aquelas apresentações intermináveis com dezenas de telas — uma oficina de áudio precisa confiar no áudio 😉

Você pode interagir a qualquer momento pelo chat ou abrindo o microfone — mas se a sua bateria social estiver baixa, dá pra ficar de boa só assistindo.

E se perder alguma aula, todas ficam gravadas para assistir depois. Tem também um guia em texto com o resumo dos conteúdos.

Cada etapa do processo vai ter sugestões de exercícios práticos, que obviamente não são obrigatórios — mas quem quiser fazer vai receber um feedback.

Ao fim do curso, se você precisar de um certificado de participação com a carga horária, é só pedir.

Rodrigo Alves

Sou jornalista há 25 anos, com passagens por jornal impresso, revista, internet, rádio e televisão. Até 2020 estive no esporte da Globo, como comentarista de basquete do SporTV, de onde saí para me dedicar ao jornalismo de áudio. Abri a produtora Escuta Aqui, onde coordeno os seguintes podcasts narrativos:

Vida de Jornalista — Bastidores da profissão, em formato documental. Quatro temporadas com mais de 100 episódios e três séries temáticas (Memórias, Vidas Paralelas e Eleições). Duas vezes finalista do Prêmio Vladimir Herzog, em 2020 e 2023, com os episódios “Irmã Dorothy” e “Eleições: o que nós aprendemos?”.

Rio Memórias — Histórias do Rio de Janeiro, com sonorizações imersivas e apresentação de Gabriela Montoni. Quatro temporadas no ar. O episódio sobre a Revolta da Vacina foi finalista do Prêmio Roche de Jornalismo de Saúde da América Latina.

Como Cobrir — Duas temporadas realizadas pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor) com 22 miniguias em áudio para coberturas jornalísticas de temas específicos.

Itinerários da Independência — Seis episódios narrativos e imersivos com as tramas paralelas do processo de Independência do Brasil. Parceria com o Projeto República da UFMG.

Também escrevi os roteiros do podcast Papo de Parente (original Globoplay com apresentação indígena) e fui colaborador de desenvolvimento do podcast Tempo Quente (da Rádio Novelo, apresentado pela jornalista Giovana Girardi). Além da Oficina de Podcasts, que recebeu quase 600 alunos ao longo dos últimos 3 anos, faço oficinas e consultorias específicas para instituições como Folha de São Paulo, Amazônia Real e Instituto Vladimir Herzog. Ah, eu fabrico ímãs de geladeira caseiros, gosto de basquete e punk rock.

Contatos:

E-mail: podcastvidadejornalista@gmail.com

Twitter e Instagram: @vida_jornalista e @rodrigo77alves

--

--